sexta-feira, 29 de maio de 2009

Temas Transversais

TEMAS TRANSVERSAIS1

Os temas transversais “Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo”, permeiam as matérias estabelecendo uma nova abordagem dos conteúdos e se concretizam em atitudes. A importância desses temas na educação, na vida é evidente porque a educação para a cidadania requer que a escola dê um tratamento didático que envolva a sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhe importância igual às disciplinas das áreas tradicionais. Em sendo assim o currículo permite maior flexibilidade e abertura, visto que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com diferentes realidades locais, regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos.
A ÉTICA: A ética é um dos temas transversais mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo e que invade o cotidiano de cada um, que faz parte do vocabulário de cada um. A reflexão ética traz a discussão sobre a liberdade de escolha, noção de respeito, igualdade e justiça; atuação colaborativa nas relações pessoais e sociais; conhecimento de seus limites e dos limites do outro e do meio; participação na construção coletiva de regras; reconhecimento de diferentes formas de preconceito e injustiça; capacidade de comunicação, e de expressão e relacionamento.
PLURALIDADE CULTURAL: Diz respeito ao conhecimento e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no país, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discricionárias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oportunizando ao aluno conhecer o Brasil como um país complexo.
MEIO AMBIENTE: Enfatiza a urgência da implantação de um trabalho educacional ambiental que contemple as questões da vida cotidiana do cidadão e discuta algumas visões polêmicas sobre o tema. É importante o tema meio ambiente nos currículos escolares como tema transversal, que em sua abordagem, deve considerar os aspectos físicos e biológicos, e os modos de interação do ser humano com a natureza por meio de suas relações sociais, do trabalho, da ciência da arte e da tecnologia. Com a observação das características do ambiente; percepção dos ciclos e fluxos da natureza; identificação e valoração das intervenções humanas no ambiente; participação na resolução de problemas ambientais; percepção da ligação existente entre qualidade de vida e ambiente saudável; valorização do uso adequado de recursos naturais.
SAÚDE: A saúde é inerente à vida e não se pode entender ou transformar a situação de saúde de indivíduos e coletividade sem levar em consideração que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. A concepção de saúde que permeia as relações humanas não pode ser compreendida de modo isolado. Os valores, recursos e estilos de vida que contextualizam e compõem a situação de saúde de pessoas e grupos em várias épocas e formações sociais se expressam por meio de recursos direcionados para a valorização da vida e de seus sistemas de cura, assim como políticas públicas que revelem as prioridades estabelecidas. Falar de saúde envolve a percepção da importância e desenvolvimento higiene corporal, para preservação da saúde; e desenvolvimento de hábitos alimentares favoráveis ao seu desenvolvimento; conhecimento e prática das principais formas de evitar acidentes; conhecimento e utilização de medidas de primeiros socorros; conhecimento sobre as doenças transmissíveis mais comuns da sua região; conhecimento dos recursos de saúde disponíveis e necessários para a saúde da comunidade; atuação na perspectiva da saúde coletiva.
ORIENTAÇÃO SEXUAL: As manifestações da sexualidade afloram em todas as faixas etárias e são expressas pelos alunos na escola. Cabe a escola desenvolver ação crítica, reflexiva e educativa que irá contribuir para o conhecimento e valorização dos direitos sexuais e reprodutivos e dizem respeito à possibilidade de que homens e mulheres tomem decisões sobre sua fertilidade, saúde reprodutiva e criação de filhos, tendo acesso às informações e aos recursos necessários para implementar suas decisões para isso é mister de políticas públicas que atendam a estes direitos.
TRABALHO E CONSUMO: As relações que existe entre os homens em sociedade podem ser analisadas a partir das relações de trabalho e consumo. A escola é uma organização que trabalha, reproduzindo parcialmente as representações, valores e condições de trabalho mais gerais, a hierarquia, a especialização, a precarização do trabalho formal, o impacto das novas tecnologias. A educação escolar tem a possibilidade de criar condições para que os alunos desenvolvam uma formação sólida e abrangente, que possibilite uma compreensão crítica da situação atual e favoreça a participação e a cooperação na perspectivas da participação em relações sociais, políticas e culturais, condições que são fundamentais para o exercício da cidadania.

IN: Parâmetros Curriclares Nacionais. Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEC, 1998.
A educação é um milagre que possibilita a concretização de um sonho”
1 Texto elaborado pela professora Alba Neumann, para fins didáticos.

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