terça-feira, 26 de maio de 2009

Não culpe a família pelo fracasso escolar

Gestão Escolar
Orientador educacional
Edição 222 Maio 2009
Não culpe a família pelo desempenho do aluno
WriteAutor('Beatriz Santomauro');
Conteúdo relacionado
Reportagem
Expulsar aluno é desistir de buscar solução
A ligação entre o mau desempenho escolar e "famílias desestruturadas" não é automática. Todos têm condições de se desenvolver e aprender, mesmo os que são criados por parentes, são filhos de pais separados ou os de baixa renda - situações normalmente vistas como definidoras para o fracasso. Se dinheiro no bolso e pais morando em uma mesma casa fossem garantias de sucesso, estudantes nessas condições, sem exceção, deveriam ter um desempenho excepcional. Relacionar uma questão externa à escola ao desempenho dos alunos só é válido quando existe uma vulnerabilidade real e é necessário o professor fornecer orientação à criança. Essas situações são as que envolvem riscos devido à má qualidade da moradia ou à violência. Quando o professor identificar alguns dos alunos sofrendo com esses problemas no cotidiano, deve buscar orientação com seus colegas de escola para que um encaminhamento correto seja feito junto a outros órgãos. Se não são essas as questões enfrentadas pelo aluno, a responsabilidade pelo aprendizado e pelo consequente bom desempenho recai, sim, sobre a escola. Para que ela dê conta de alcançar resultados satisfatórios, pode promover um apanhado de ajustes, como a formação continuada de professores, o entrosamento entre a equipe de educadores, diretores e coordenadores, a melhoria da estrutura física, a aplicação das propostas previstas e ainda o constante intercâmbio com a família.
Consultoria Cleuza Repulho, secretária de Educação e Cultura do município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
var pwa_pagination_number_pages = 1;
Comente
aline candido oliveira - Realmente a família não é o próprio aluno e sim a bagagem comportamental que ele pode vir a trazer à sala de aula. Mas que uma família bem estruturada, com pais socio-econômico-mentalmente saudáveis faz uma grande diferença, isso não podemos negar.
Lucia S F C A Collet - Está na hora de nós que trabalhamos como professores percevermos que há vários fatores que podem afetar a aprendizagem: infraestrutura, metodologia, preparo do professor e a responsbilidade e com prometimento do aluno com a sua própria formação. Esta última deve ser incentivada desde o berço, não só pela família, mas por toda a sociedade. Família é um fator importante sim mas não o único!
Sônia Carolina Ferreira - Nos tempos atuais, necessitamos de novas estratégias para trazer, efetivamente, a família para a escola. As famílias necessitam de apoio e formação constante. Pais, mães e responsáveis devem saber que simples atos podem provocar grandes mudanças e melhorar a aprendizagem dos estudantes. Esse papel de formador cabe à escola, que é a grande interessada na interação família-escola. Profissionais da educação precisam conhecer, de fato, as famílias com as quais lidamos, saber quais são suas demandas, suas dificuldades. Não defendo a cultura assistencialista, mas a cultura da solidariedade e da humanização das relações entre educadores/estudantes e suas famílias. Já não cabe mais chamar a família até à escola para reclamar, falar só de problemas. Também já não estamos mais em tempos de recebermos familiares só para festividades. Estas atividades são importantes e necessárias, mas já não bastam por si só. Trazer a família para a escola é um processo demorado que deve ser construído coletivamente por educadores (as), estudantes, funcionários (as) e comunidade escolar. Uma articulação em rede também ajuda bastante. A escola procura parceiros que possam colaborar nesta empreitada. As famílias são boas e querem participar. Temos que descobrir novas formas de como fazer isto. Estamos descobrindo o caminho em nossa escola. Caso queiram trocar experiências sobre este assunto, estamos disponíveis através do email: emip@pbh.gov.br.Leia todos os comentários
$(".abre-comentarios").html('Comentários (63)');

PublicidadeAnuncie


Comente esta página
Leia os comentários
Envie esta página por e-mail
Imprima esta página
var addthis_pub = "revistanovaescola";

Compartilhe

var url = window.location.href;
var tituloMateria = document.getElementsByTagName("meta").title.content;

Nenhum comentário:

Postar um comentário